SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Desamparo e pulsão de morte: em busca do perfume idealEva, Maria e Lilith: corpo de delito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

LOLLO, Paolo. O nome e a lei, a “sensoalidade” e o direito.Traduzido porCristiane Cardoso Lollo. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.43, pp. 117-128. ISSN 0100-3437.

Que relação existe entre o nome e a lei? Entre o direito e o universal? A psicanálise nos mostra que existe um saber inconsciente, que acompanha o discurso e o religa ao real. Freud descobre que as associações livres não são totalmente livres. Segundo Lacan elas são religadas por fios invisíveis que são postos em movimento por um sujeito inconsciente. Que relação existe ainda entre inconsciente e sexualidade? De que maneira eles podem fazer sentido? O trabalho do analista coloca o inconsciente em movimento, permite ao universal reencontrar o singular e transformar e construir o sujeito. Assim também o jurista, bem como o político, deveriam velar para que a lei esteja em relação com o direito, a fim de permitir à democracia não somente continuar viva na cidade, mas renovar-se.

Palavras-chave : Lei; Direito; Sexualidade; Universal; Diversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License