SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43The name and the law, the senseuality and the lawPleasure principle versus reality principle in fairy tales author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

BARRETO, Ocilene Fernandes  and  CECARELLI, Paulo Roberto. Eva, Maria e Lilith: corpo de delito. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.43, pp. 129-137. ISSN 0100-3437.

Este ensaio discute as relações entre o capital identitário de uma cultura e os roteiros de gênero produzidos pelos mitos de origem na exposição e no adoecimento da mulher ao HIV-aids. Os mitos são narrativas úteis ao homem para conferir entendimento sobre o mundo; uma cosmologia que se propaga na vida psíquica do sujeito, tornando-se dispositivos de verdade sobre os corpos. Nas sociedades de tradição judaico-cristã, o Éden é o ponto mítico de origem. Daí duas importantes representações identitárias atribuídas à mulher foram construídas: Eva, cuja sexualidade inscreveu o pecado e a morte na humanidade, e Maria, aquela que concebe o filho de Deus por intervenção divina. Nesse imaginário persiste a depreciação sobre a sexualidade feminina e a afirmação da mulher pela condição de mãe e de esposa no espaço doméstico do patriarcado. A partir da escuta clínica das pacientes com HIV-aids atendidas no hospital de referência no tratamento do HIV-aids, fomos confrontados não apenas com a presença do capital identitário dos mitos de origens e suas representações de gênero, mas também com a perspectiva de que esse capital poderia repercutir no diagnóstico, ocasionando extremo sofrimento psíquico. Logo, tratava-se não apenas do mal-estar diante do ataque narcísico pelo adoecimento por HIV-aids, mas a presença do capital mítico, quando elas [en]corporaram e [en]carnaram as representações identitárias de gênero, maledicências passíveis de expô-las ao contágio, mas também de tributá-las com o adoecimento ora diante do risco de transmissão vertical, ora pela morte de um filho ou companheiro pela aids.

Keywords : Gênero; Identificação; Mito; Narcisismo; Sofrimento psíquico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License