SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Princípio do prazer versus princípio da realidade em contos infantisO fantasma da ópera: sob um enfoque psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BARRETO, Ricardo Azevedo et al. A arte de grupos de discussão sobre a hospitalizaçãoThe art of discussion groups about the hospitalization. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.43, pp. 145-151. ISSN 0100-3437.

Este artigo tem o objetivo de debater sobre uma experiência com grupos de discussão sobre a hospitalização com música e pintura, cujo manejo tem uma orientação psicanalítica. Do ponto de vista metodológico, desenvolvemos grupos de um único encontro, de aproximadamente uma hora e quinze minutos, com pacientes e seus acompanhantes. Tais grupos são antecedidos por atividades musicais. Nos encontros grupais, são produzidas pinturas sobre a vivência de hospitalização. Em movimentos das associações verbais, emerge o sujeito da linguagem com desejos, sofrimento e fantasias. A análise de nosso trabalho sinaliza possíveis mudanças nos pacientes e acompanhantes, entre outros aspectos. Consideramos que as interfaces da psicanálise com as artes possibilitam tonalidades peculiares ao dizer no hospital.

Palavras-chave : Psicanálise; Arte; Grupo; Linguagem; Hospital; Psychoanalysis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License