SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Bellum, bellus: A guerra dos sexosAdolescentes e Facebook: do espaço potencial e ambiente suficientemente bom à possibilidade de brincar na rede índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BARRETO, Ricardo Azevedo; BARRETO, Mara Augusta Cardoso  e  CORREA, Maria Salete Nahás Pires. Psicanálise e odontopediatria: ofício da comunicação. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.44, pp. 83-89. ISSN 0100-3437.

Este artigo tem o objetivo de discutir sobre algumas contribuições da psicanálise para a odontopediatria no campo da comunicação. A odontopediatria é uma especialidade da odontologia que se depara com muitos desafios psicológicos. O atendimento odontopediátrico inclui o dentista, sua equipe, o paciente e o acompanhante em diferentes contextos, o que desenha múltiplas dinâmicas. O lúdico se faz presente no consultório do odontopediatra. As fantasias paranoides são muito comuns. É uma abordagem diferenciada quando o odontopediatra busca ampliar a comunicação com o paciente e desenvolver sua escuta nas práticas odontológicas. Em algumas situações, é importante indicar que o psicanalista veja o paciente. Seja qual for o caso, a psicanálise tem muitas interfaces a construir com a odontopediatria.

Palavras-chave : Psicanálise; Odontopediatria; Comunicação; Inconsciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License