SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Adolescentes e Facebook: do espaço potencial e ambiente suficientemente bom à possibilidade de brincar na redeMe dá um like?: Fotografo, logo existo: histeria e redes virtuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

OLIVEIRA, Gessé Duque Ferreira de  e  CECCARELLI, Paulo Roberto. Realidade virtual v. realidade psíquica. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.44, pp. 101-107. ISSN 0100-3437.

Atravessados pela psicanálise, procuramos desconstruir as chamadas realidades virtuais, com o intuito de compreender os elementos que as sustentam. Deveriam elas ser desconsideradas pelo fato de não possuírem “corporalidade”? A dinâmica psíquica de um sujeito ora on-line, ora off-line apresenta diferenças significativas? Estaríamos vivendo uma era narcísica mediada pela virtualidade, ou a virtualidade é apenas uma nova roupagem de modalidades narcísicas de relações objetais? Para responder a esses questionamentos, primeiramente discorreremos um pouco sobre o surgimento do conceito de fantasia na obra freudiana e sobre o fenômeno internet e, assim, realizar um entrelaçamento sobre a realidade virtual e a realidade psíquica.

Palavras-chave : Realidade virtual; Realidade psíquica; fantasia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License