SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Realidade virtual v. realidade psíquicaConexões em rede: os fios que tecem a vida, o tempo e a psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BANDEIRA, Gisele da Silva  e  POSTIGO, Vanuza Monteiro Campos. Me dá um like?: Fotografo, logo existo: histeria e redes virtuais. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.44, pp. 109-116. ISSN 0100-3437.

A partir de um caso clínico vamos abordar um modo de relação que expressa uma das facetas do sofrimento psíquico no contemporâneo: a relação com o outro nas redes sociais. Como psicanalistas à escuta dos sujeitos do contemporâneo, observamos algumas transformações nas demandas clínicas e na forma como se apresentam no setting analítico. Vamos destacar nesse caso clínico como o atravessamento do sujeito por novas formas de comunicação e interação - advindas da tecnologia e da Internet - ensejam, nesse caso, novos e atualizados modos de ‘pantomina’, característica importante dos quadros clássicos da histeria. À escuta também das particularidades dos sofrimentos atuais, contextualizando nossa reflexão em um cenário cultural caracterizado pela estetização da existência e publicização do sujeito hodierno, temos como pano de fundo para o drama de A* uma cultura imagética e da exterioridade favoráveis a uma economia libidinal dedicada à sedução, ao fascínio e à exibição.

Palavras-chave : Histeria; Redes virtuais; Compartilhamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License