SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Conexões em rede: os fios que tecem a vida, o tempo e a psicanáliseSmartphones: objeto transicional e conectividade de um novo espaço potencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

COLAO, Magda Maria  e  SIQUEIRA, Janes T. Fraga. Flexitempo e psicanálise em tempos virtuais. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.44, pp. 123-132. ISSN 0100-3437.

A vida é urgente no século XXI. As avançadas tecnologias da comunicação são uma realidade contundente. Freud tem paixão pela verdade e fé inabalável na razão. O homem pode se tornar aquilo o que é em sua verdade, em sua potencialidade. O homem tanto pode conhecer sua realidade externa, o mundo atual, quanto compreender sua realidade interna com intuito de vir a ser completamente humano. Na consciência o simbólico é expresso como linguagem, brotando da necessidade, da exigência do intercâmbio com outros homens. A psicanálise é um percurso que se debruça no tempo, que expõe bem as mudanças trazidas na modernidade. A tomada de consciência é uma possibilidade nova, que se repete em cada ato humano e ciência. Na contramão do tempo tudo ficou mais flexível: flexitempo e acting out. Como está o tempo das pessoas?

Palavras-chave : Repetir; Recordar; Elaborar; Flexitempo; Consciência; Acting out.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License