SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Smartphones: objeto transicional e conectividade de um novo espaço potencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

NOBREGA, Sylvia Brandão. Psicanálise on-line: finalmente saindo do armário?. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.44, pp. 145-150. ISSN 0100-3437.

Foram consultados pesquisadores da área, alguns artigos recentes e eventos como o painel “Psicanálise.net”, no XVII Foro Internacional das Sociedades Psicanalíticas (IFPS), na Cidade do México, em 2012. Autores como R. Carlino e J. S. Scharff abordam esse tema, concluindo, de uma forma geral, que o movimento em direção à análise on-line é inevitável e tende a crescer. Já Cibele Barbieri (2005), num artigo, pergunta se num encontro virtual com um suposto analista será possível se instalar uma transferência analítica. Fica claro que o assunto é controvertido, mas a pesquisa sugere que a adoção dessa nova tecnologia é inevitável e será parte do tratamento psicanalítico, pois cada vez mais os analistas estão recorrendo a esse meio, quando não são possíveis as sessões no consultório, face a face. Faltam, no entanto, mais estudos para comprovar a eficácia desse modo de praticar a psicanálise e saber se poderíamos realmente chamar de psicanálise esse atendimento terapêutico.

Palavras-chave : Psicanálise on-line; Técnica psicanalítica; Terapia pela internet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License