SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Prezado Dr. FreudHisteria e masculinidade em Freud e na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BACELETE, Larissa  e  RIBEIRO, Paulo de Carvalho. Violência e sexualidade: uma reflexão a partir da teoria psicanalítica. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.45, pp. 87-100. ISSN 0100-3437.

O artigo trata da ideia de que os comportamentos violentos são sempre atravessados pela pulsão, plenamente comprometidos com a sexualidade perversa e disruptiva da qual Freud (1905) fala em Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Questionando a noção de que a violência é algo natural e inerente ao ser humano, examinamos os textos freudianos sobre a guerra e seus escritos sociológicos que abordam a questão do mal-estar e da agressividade. A noção de poder, de Hanna Arendt, também será essencial para desenvolver essa visão crítica sobre a violência, reconhecendo aí uma forma de determinados grupos manterem a opressão social, política e econômica sobre outros. Assim, acreditamos que as manifestações de ódio e discriminação que aparecem atualmente no cenário virtual, nas redes sociais, se apoiam em algo do sexual e do traumático daqueles que as praticam. Acreditamos que esses pontos podem demonstrar as implicações do inconsciente nas relações sociais, no engajamento de sujeitos em determinados grupos que se identificam com a segregação e com a prática violenta.

Palavras-chave : Violência; Sexualidade; Poder; Mídia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License