SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Histeria e masculinidade em Freud e na contemporaneidadeNeurose moderna e mal-estar da civilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

GOMES, Maria Helena Nemitz Alcaraz  e  ALVAREZ, Liliana Haydee. A clínica psicanalítica contemporânea e as novas abordagens para o desvalimento. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.45, pp. 111-119. ISSN 0100-3437.

Na clínica contemporânea, existe a tendência à predominância de pacientes carentes de uma vida com funcionamento simbólico, não registrado nos primórdios das etapas evolutivas. São pacientes com fixações traumáticas da época em que o aparelho psíquico é ainda incapaz de atender as demandas das vicissitudes endógenas e exógenas. Este trabalho propõe uma reflexão sobre novas formas de prática psicanalítica, que, repensadas a partir dos estudos de Freud, buscam, em fases pré-edipianas, estudar as vicissitudes de um ambiente não empático e não acolhedor, as quais provocam estados de desvalimento expressos por sintomas psicossomáticos ou adições. Esse ambiente não provedor nos primeiros tempos de vida pode propiciar patologias tóxicas, como transtorno alimentar, anorexia, psoríase, asma, entre tantos outros. Abordamos um caso clínico de desvalimento psíquico com sintomas psicossomáticos, em que a comunicação virtual foi empregada como forma de falar sobre seu sofrimento.

Palavras-chave : Clínica psicanalítica contemporânea; Desvalimento; Metapsicologia freudiana; Libido intrassomática; Comunicação virtual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License