SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A clínica psicanalítica contemporânea e as novas abordagens para o desvalimentoMudança de estilo de vida em situações de risco cardiovascular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MEZZA, Martín. Neurose moderna e mal-estar da civilização. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.45, pp. 121-127. ISSN 0100-3437.

O presente artigo tem por objetivo apresentar a categoria de “neurose moderna”, sintagma utilizado por Lacan unicamente no texto A agressividade em psicanálise, como capaz de abarcar uma diversidade de sofrimentos que, por não encontrar seu lugar na teorização e na nosologia psicanalítica, são incorporados nos limites da neurose de transferência e da psicose, ou considerados diretamente a partir da lógica expressa nos diagnósticos da psiquiatria americana. Dessa maneira, este trabalho se insere no marco de uma reflexão epistêmica e nosológica, que visa salientar diversos sofrimentos acolhidos pela clínica psicanalítica atual, considerarando a categoria de “neurose moderna” como irredutível à categoria de neurose de transferência.

Palavras-chave : Psicanálise; Neurose moderna; Nosologia; Civilização; Modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License