SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Rompendo o casulo, tomando a palavra e constituindo-se: uma trajetória na clínica psicanalítica contemporâneaEscopofilia: De que se alimenta o mundo virtual? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CHAVES, Anna Barreto Campello Carvalheira  e  QUEIROZ, Edilene Freire de. O ponto de virada de Jean. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 33-43. ISSN 0100-3437.

O objetivo deste artigo é discutir sobre intervenções psicanalíticas que podem ser comparadas com o ponto de virada, estratégia empregada nas narrativas literárias. Tomaremos como ilustração o caso de Jean, um menino de 4 anos de idade, que se encontrava submetido ao duplo especular, um irmão gêmeo que faleceu logo após o nascimento. O duplo surge como traço destrutivo impeditivo da singularização da criança. Segundo Aristóteles, o ponto de virada abre para a criação de uma codificação diferente, gerando modificações na direção e no próprio sentido da narrativa. No caso de Jean, com base em intervenções realizadas no campo transferencial, a psicanalista funciona inicialmente como espelho, enfatizando o que se repete, o que caracteriza a linearidade da narrativa e, ao mesmo tempo, abre possibilidades para o surgimento de um elemento surpresa, considerado inicialmente acessório, que passa a ser o fundamental. A posição da psicanalista de funcionar inicialmente enquanto espelho e de posteriormente enfatizar o elemento trazido como acessório permite uma modificação entre figura e fundo do caso clínico, propiciando uma metamorfose no corpo de Jean, uma mudança no olhar.

Palavras-chave : Duplo especular; Elemento surpresa; Espelho; Metamorfoses corporais; Ponto de virada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License