SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46O ponto de virada de JeanDo trauma à etnomatemática: um professor em busca de orientação psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MALLMANN, Cleo José. Escopofilia: De que se alimenta o mundo virtual?. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 45-53. ISSN 0100-3437.

O texto apresenta, inicialmente, um apanhado teórico da pulsão escopofílica, a pulsão do prazer de olhar. Fundamenta-se principalmente em Freud, além de Fenichel e estudiosos atuais do tema, como Bergeret e Marli Piva Monteiro. A seguir, mostra como a internet em especial, mas também outras formas de comunicação visual como cinema, fotografia e televisão utilizam e exploram essa pulsão, a pulsão do prazer de olhar, quer seja de forma criativa, quer seja de forma a potencializar aspectos perversos. A exploração do prazer de olhar para fins comerciais e lucrativos é outro fato evidente em nossa realidade. Por último, uma menção à sublimação dessa pulsão, que abre portas para a curiosidade, a aprendizagem e a pesquisa.

Palavras-chave : Pulsão; Escopofilia; Voyeurismo; Prazer de olhar; Zona erógena.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License