SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Escopofilia: De que se alimenta o mundo virtual?Um lugar para chamar de seu: uso de tatuagens por adolescentes em programas socioeducativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MARCHON, Fabio Lennon  e  ARREGUY, Marilia Etienne. Do trauma à etnomatemática: um professor em busca de orientação psicanalítica. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 55-65. ISSN 0100-3437.

Este trabalho é um ensaio interpretativo-analítico centrado na investigação das narrativas de dois sujeitos, aqui retratados como personagens de um texto dramático, cujas experiências psicológicas se entrelaçam no universo quase ficcional da etnomatemática. Parte-se dos rastros das memórias de X, professor de matemática, estudante de pós-graduação, e chega-se à narrativa de Ubiratan D’Ambrosio, idealizador do Programa de Estudos e Pesquisas denominado Etnomatemática. Essas histórias se entrelaçam em um universo psíquico compartilhado, um mundo quase ficcional, que reconfigura e reescreve os campos de convergência dos discursos e das práticas desses personagens, local em que a linguagem se apresenta como uma grande “tela” na qual a vida é encenada. A intenção desta investigação é levantar hipóteses sobre as origens inconscientes do desejo de pesquisar, criar e lecionar, através da interpretação do “trauma” desses dois personagens, na medida em que vivem, habitam e constroem esse novo mundo chamado etnomatemática. Para encadear uma análise dessas histórias, recorremos ao referencial teórico da psicanálise, articulado ao suporte da hermenêutica.

Palavras-chave : Formação docente; Etnomatemática; trauma; transferência; introjeção; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License