SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Do trauma à etnomatemática: um professor em busca de orientação psicanalíticaUma formação psicanalítica no CPP: possível repercussão da pluralidade paradigmática da instituição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

SILVA, Gilberto Lucio da  e  PASSOS, Maria Consuêlo. Um lugar para chamar de seu: uso de tatuagens por adolescentes em programas socioeducativos. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 67-76. ISSN 0100-3437.

Na análise crítica da implementação de um programa de remoção de tatuagens em jovens infratores, a partir da articulação do atual estatuto das marcas corporais (ORTEGA, 2008) e do conceito de luta por reconhecimento, de Axel Honneth, procuramos compreender como, nas sociedades contemporâneas, cada sujeito procura criar para si um lugar no mundo. Essa articulação permitiu entender as marcas corporais como resistência ao desenraizamento das matrizes de sentido na vida do adolescente em conflito com as leis. O presente ensaio revela ser necessário cotejar a proposta jurídica com as características de um contexto em que dificilmente o adolescente se sente herdeiro e tradutor de normas e valores culturais de sua família e do seu meio.

Palavras-chave : Tatuagens; Lugar psíquico; Reconhecimento; Programas socioeducativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License