SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Supervisão: um esconderijo essencial onde nosso olhar furta-se a nós mesmosMal-estar na tríade profissional de saúde-pais-bebê e seus reflexos nos vínculos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

PASQUA, Leonardo Della. O sonho de Accattone: Psicanálise e cinema na obra de Pier Paolo Pasolini. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 95-104. ISSN 0100-3437.

Esse artigo procura estabelecer uma relação entre as interpretações a respeito dos sonhos teorizadas pela psicanálise e sua representação plástica realizada pelo cinema. Para tanto, escolheu-se como exemplo a cena de um sonho do primeiro filme do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini Desajuste social (Accattone, 1960). O material onírico presente nessa obra confirma as hipóteses levantadas por Sigmund Freud e Sándor Ferenczi sobre o simbolismo onírico da ponte - interpretada como representante do falo, da angústia de castração e morte; e o simbolismo do duplo - como personificação de uma parte do próprio ego corporal do personagem: seu pênis, com sua potência e vitalidade. Por fim, o sonho de Accattone nos possibilita conhecer as ideias de Pasolini em relação ao inconsciente, ao processo primário, o trabalho do sonho, o simbolismo onírico e seus significados.

Palavras-chave : Interpretação dos sonhos; Cinema; Psicanálise; Simbolismo; Pier Paolo Pasolini.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License