SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46The dream of Accattone: Psychoanalysis and Cinema in the work of Pier Paolo PasoliniBody and pain in scarifying behaviors in adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

SAMPAIO, Marisa Amorim  and  CAMAROTTI, Maria do Carmo. Mal-estar na tríade profissional de saúde-pais-bebê e seus reflexos nos vínculos iniciais. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 105-113. ISSN 0100-3437.

Para a psicanálise, o mal-estar se inscreve no campo da subjetividade e da intersubjetividade. O mal-estar seria causado, entre outros motivos, pela superposição entre corpo e organismo. Este trabalho pretende desenvolver reflexões sobre os possíveis efeitos da incidência do mal-estar no bebê, analisando os vínculos iniciais que delimitam e marcam o seu corpo. Esses vínculos, considerados fundamentais à unificação entre psique e corpo, são situados no contexto das relações desenvolvidas entre o profissional de saúde, os pais e o bebê. Remete-se ao papel do profissional na mediação entre os cuidados parentais e o bebê, exemplificado por vinhetas advindas de pesquisa desenvolvida com uma aplicação do método de observação da relação mãe-bebê-família de Esther Bick, enfocando a assistência à díade acompanhada por uma equipe de saúde da família, do pré-natal à puericultura. Desenvolve-se uma reflexão sobre a importância do reconhecimento dos reflexos do mal-estar no corpo do profissional, como suporte da contratransferência, das demandas e do não saber transferido pelos pais e pelo bebê. É por meio da “gestação simbólica” que o profissional poderá pensar o impensado no “útero de sua mente”, dispondo-se a receber o mal-estar e o desamparo, numa experiência intersubjetiva que o auxilia na digestão, no reconhecimento e na nomeação de elementos advindos, também, de sua própria matriz psíquica.

Keywords : Psicanálise; Mal-estar; Corpo; Relações mãe-bebê; Intersubjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License