SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46O sonho de Accattone: Psicanálise e cinema na obra de Pier Paolo PasoliniCorpo e dor nas condutas escarificatórias na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

SAMPAIO, Marisa Amorim  e  CAMAROTTI, Maria do Carmo. Mal-estar na tríade profissional de saúde-pais-bebê e seus reflexos nos vínculos iniciais. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 105-113. ISSN 0100-3437.

Para a psicanálise, o mal-estar se inscreve no campo da subjetividade e da intersubjetividade. O mal-estar seria causado, entre outros motivos, pela superposição entre corpo e organismo. Este trabalho pretende desenvolver reflexões sobre os possíveis efeitos da incidência do mal-estar no bebê, analisando os vínculos iniciais que delimitam e marcam o seu corpo. Esses vínculos, considerados fundamentais à unificação entre psique e corpo, são situados no contexto das relações desenvolvidas entre o profissional de saúde, os pais e o bebê. Remete-se ao papel do profissional na mediação entre os cuidados parentais e o bebê, exemplificado por vinhetas advindas de pesquisa desenvolvida com uma aplicação do método de observação da relação mãe-bebê-família de Esther Bick, enfocando a assistência à díade acompanhada por uma equipe de saúde da família, do pré-natal à puericultura. Desenvolve-se uma reflexão sobre a importância do reconhecimento dos reflexos do mal-estar no corpo do profissional, como suporte da contratransferência, das demandas e do não saber transferido pelos pais e pelo bebê. É por meio da “gestação simbólica” que o profissional poderá pensar o impensado no “útero de sua mente”, dispondo-se a receber o mal-estar e o desamparo, numa experiência intersubjetiva que o auxilia na digestão, no reconhecimento e na nomeação de elementos advindos, também, de sua própria matriz psíquica.

Palavras-chave : Psicanálise; Mal-estar; Corpo; Relações mãe-bebê; Intersubjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License