SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Mal-estar na tríade profissional de saúde-pais-bebê e seus reflexos nos vínculos iniciaisEntre o sentimento de culpa e a depressão: uma nova tradução clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CARDOSO, Marta Rezende; DEMANTOVA, Aline Gonçalves  e  MAIA, Gabriela Domingues Caetano Soares. Corpo e dor nas condutas escarificatórias na adolescência. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 115-123. ISSN 0100-3437.

Neste artigo investigamos o papel do corpo e da dor nas práticas de escarificação tendo em vista sua significativa incidência na adolescência. A passagem da infância à vida adulta pressupõe a presença de uma violência psíquica interna. As transformações pubertárias colocam em risco os limites do corpo, podendo fazer com que o sujeito perca o sentimento de continuidade de si, resultante de um desequilíbrio no plano do conflito psíquico. Os atos de escarificação na adolescência nos interrogam sobre as repercussões internas de um corpo radicalmente transformado, incidindo fortemente na relação entre corpo e psiquismo e naquela existente entre o eu e o outro. A dor perpetrada no próprio corpo constitui recurso defensivo arcaico, mas paradoxalmente funciona como tentativa do ego de dele se apropriar. Essa modalidade de ato, de caráter autodestrutivo, implica a projeção ao espaço corporal de uma luta travada no mundo interno onde o eu se encontra transbordado pela força pulsional.

Palavras-chave : Escarificação; Corpo; Dor; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License