SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Corpo e dor nas condutas escarificatórias na adolescênciaSideração, consideração, de-sideração: O desejo e o saber dos Augúrios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MURIBECA, Maria das Mercês Maia. Entre o sentimento de culpa e a depressão: uma nova tradução clínica. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 125-131. ISSN 0100-3437.

É cada vez mais frequente receber no consultório pessoas afligidas por um estado de ânimo depressivo, imersas num torpor de angústia e dor por vezes inenarrável. Envoltas num humor apático tecido pelos visíveis fios de sua anedonia, são cada vez mais submergidas num manto de vazio e desesperança atordoantes. Chegam cansadas, com um olhar suplicante e uma fala comprometida entre o sentimento de culpa que assola seus pensamentos e a tristeza que invade seus anseios. No entanto, ao vir à análise buscam se agarrar à última linha do seu desejo, no intuito de ressignificar suas perdas para lograr sair da analgesia de suas emoções. Nesse sentido, entra em cena a análise, faz-se presente o desejo, desenha-se o inconsciente sequioso de alumbrar-se. Portanto, é nesse cenário que enveredamos pelos fragmentos clínicos da história de uma mulher imersa num profundo sentimento de culpa e depressão, filha de uma mãe esquizofrênica e um pai ausente, mas que, ao mergulhar em sua análise, cria um novo espaço para viver e crescer.

Palavras-chave : Sentimento de culpa; Depressão; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License