SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Contribuições da psicanálise à neurologia“Aceita que dói menos” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BARRETO, Robenilson Moura  e  CECCARELLI, Paulo Roberto. Configurações familiares e relações étnicas no Senegal: uma leitura psicanalítica. Estud. psicanal. [online]. 2016, n.46, pp. 151-158. ISSN 0100-3437.

Cabe elencar aqui alguns pontos importantes nos quais nos debruçamos para pesquisar e realizar a apresentação deste trabalho nesta que é a XXXIV edição da Jornada de Psicanálise do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) com o tema “Laços familiares: um enigma”. Um dos pontos é refletir sobre configurações familiares pouco estudadas pela teoria psicanalítica em culturas africanas em contribuição com diferentes campos do conhecimento. Outro ponto foi possibilitar um confronto com a psicanálise a partir de uma sociedade com tradições e práticas não europeias e ocidentais. Assim, há que se perguntar a todo momento como se constitui o Édipo. Essa estrutura nuclear da psicanálise na sociedade com etnias distintas, como a tribo dos Wolof na República do Senegal, mais especificamente na cidade de Dakar. E por fim, pensar numa clínica analítica a partir do referencial freudiano, com sujeitos estrangeiros de diversos países e etnias do continente africano diante do movimento transitório e migratório nos últimos anos em todo mundo. Nesse sentido, escolhemos trazer para base desta reflexão o livro Édipo africano.

Palavras-chave : Família; Senegal; Relações étnicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License