SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Receitas pseudopedagógicas para infantilizar a culturaTransexualidades: psicanálise e mitologia grega índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

SIGAL, Ana Maria. Ainda a psicanálise no campo da sexuação. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 35-45. ISSN 0100-3437.

Este texto revisa alguns conceitos freudianos em relação à sexualidade e o gênero. Retoma os progressos da ciência e as novas formulações epistemológicas que nos aportam à teoria do caos, da complexidade, das teorias dissipativas, para pensar a psicanálise fora dos sistemas de causa e efeito da física tradicional e nos convida a pensar em sistemas complexos, dinâmicos, não lineares, em desordem, sistemas nos quais as variáveis interatuam com diversas alternativas. Questiona o lugar que as teorias do gênero vêm a ocupar na psicanálise. Estas, no lugar de oferecer ferramentas diferenciadas que agregassem e nos obrigassem a repensar alguns elementos a ser elaborados em função de questões da época em que foram produzidos, vêm ocupar um lugar na teoria, empobrecendo-a ou desqualificando-a. Essa dificuldade não é necessariamente produto das teorias do gênero e sim da forma como a psicanálise se apropria delas. Retoma os elementos próprios da sexuação, como Édipo, identificações, sexualidade infantil e castração simbólica, para ressituá-los à luz da contemporaneidade e diferenciá-los da identidade de gênero. Necessita trabalhar a sexualidade na diversidade e se apropria do conceito de diferença não oposicional.

Palavras-chave : Identidade de gênero; Sexuação; Diferença; Diversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License