SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47O rabisco como ofício: a plasticidade na construção de uma clínica social para analisandos transexuaisBuck Angel, transexualidade e gênero: algumas considerações psiqueeranalíticas sobre os sexos de Angel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CECCARELLI, Paulo Roberto. Transexualidades e mudanças discursivas. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 83-89. ISSN 0100-3437.

O texto traz reflexões sobre as consequências das mudanças discursivas das últimas décadas para a compreensão das sexualidades. A partir do momento em que o discurso hegemônico sobre as relações entre sexo, gênero, desejo e prática sexual começaram a ser reavaliados, as expressões da sexualidade que, até então, eram consideradas patológicas receberam outra escuta. O texto centra-se nas transexualidades e nos movimentos recentes de despatologização das identidades trans. Para o autor, quando os psicanalistas começaram a ouvir as dinâmicas pulsionais e os movimentos identificatórios que subjazem às identidades trans, sem teorizá-las como um desvio, as transexualidades passaram a ser entendidas como mais uma manifestação da sexualidade.

Palavras-chave : Transexualidades; Pulsão; Mudanças discursivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License