SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Transexualidades e mudanças discursivasEm busca do tempo sensível: os ruídos paradoxais da sexualidade na ampliação da escuta da identidade de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MENDES, Roberta de Oliveira. Buck Angel, transexualidade e gênero: algumas considerações psiqueeranalíticas sobre os sexos de Angel. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 91-110. ISSN 0100-3437.

O trabalho se propõe a fazer uma reflexão sobre sexo, gênero e transexualidade à luz da psicanálise e das teorias queer, a partir das narrativas e da corporeidade de Buck Angel, conforme tornadas públicas pelo documentário Mr. Angel, de Dan Hunt (2013). Em especial, o trabalho investiga a inscrição corporal “PerVert”, que o ativista transexual tatuou nas costas, reencontrando a potência subversiva e a imanência criativa da sexualidade infantil perverso-polimorfa e da matriz bissexual da constituição subjetiva.

Palavras-chave : Transexualidade; Identidade de gênero; Psicanálise e teorias queer; Sexualidade perverso-polimorfa; Bissexualidade psíquica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License