SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47Buck Angel, transexuality and gender: psiqueeranalytical considerations on the sex of a certain AngelQuestions about the times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

MELO, Rodrigo Zanon de. Em busca do tempo sensível: os ruídos paradoxais da sexualidade na ampliação da escuta da identidade de gênero. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 111-128. ISSN 0100-3437.

A ampliação da escuta sobre a diversidade da identidade de gênero enquanto não patológicas. Comentários sobre Jean Laplanche, Jacques André, Paulo Ribeiro e Pierre Fédida abordando a relação entre sexo, gênero e alteridade. O paradoxo da relação inicial da sexualidade traumática, mas estruturante, do encontro assimétrico adulto e infans. A ligação entre feminilidade primária e identificação feminina primária. A necessidade da ampliação da escuta sobre essas questões. Reflexões a partir de um caso em que a transexualidade se apresentava como manifestação estruturante/identitária junto a uma sintomatologia além da psicanálise clássica: Édipo, recalque e representação.

Keywords : Identidade de gênero; Alteridade; Teoria da sedução generalizada; Trauma; Feminilidade primária; Transexualidade; Transferência; Contratransferência; Tempo sensível.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License