SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47A construção do caso em saúde mental como meio de sustentar o discurso do analista na instituiçãoAs peles de Almodóvar ou Existe alguém aí dentro? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

QUEIROZ, Edilene Freire de; SIQUEIRA, Elizabete Regina Almeida de  e  NOBREGA, Pauleska Asevedo. O desafio do feminino no século XXI. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 141-148. ISSN 0100-3437.

Este artigo se propõe a refletir sobre o enigma do feminino e compreender os fatores que aí estão envolvidos de forma estrutural e/ou contingente. A questão do feminino é um campo de pesquisa de acesso difícil porém desafiante. O primeiro tempo da reflexão nos levará a extrair do texto freudiano as vicissitudes do feminino. O fato de Freud ter poucos escritos sobre o tema não quer dizer que eles não contenham verdades que continuam atuais, justamente por serem estruturais. O segundo tempo de reflexão será voltado para as produções do século XX, tendo Lacan como autor principal. E por fim, propomos uma discussão sobre o que quer uma mulher no século XXI, abordando questões atuais vinculadas ao desejo de ter filho, de poder ser mãe. Concluímos que a fase pré-edípica instaura uma condição estrutural de mulher para mulher que a alteridade do masculino não consegue suplantar. Permanece dessa relação arcaica uma semente que se reatualiza em diferentes contextos: na maternidade, na escolha do(a) parceiro(a) amoroso(a).

Palavras-chave : Sexualidade feminina; Fase pré-edípica; Gozo feminino; Paixão maternal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License