SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47O desafio do feminino no século XXITemporalidade e narrativas de si: efeitos da descontinuidade e da continuidade na historia de um adolescente em situação de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CRIBARI, Isabela. As peles de Almodóvar ou Existe alguém aí dentro?. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 149-156. ISSN 0100-3437.

Este artigo apresenta leituras para a paixão humana, debruçando-se em uma metapsicologia do corpo (e seu telos, no tempo). Traça um percurso que vai além do componente corpóreo e avança sobre o estudo do corpo libidinal a partir da linguagem - esse corpo sutil, imaterial, mas também um corpo. O estudo das paixões em Descartes, Espinosa, Freud e Lacan, a partir da produção cinematográfica de Pedro Almodóvar. Busca compreender esse pathos pela leitura dos mitos de Psiqué e Eros, e das Danaides, para dar um corpo unificado a esses pensamentos. Além disso, busca partir da compreensão desse ponto inicial, arcaico, esse arcké, da origem de todas as coisas, de um passado comum ou sentimento primitivo e busca reflexões sobre a contemporaneidade, pois o contemporâneo é também o arcaico - e isso inclui as paixões. A paixão é a busca desse sentimento arcaico e idealizado de satisfação total. A ética da psicanálise consiste em cessar essa saudade do pai protetor, da mãe que a tudo supre e satisfaz para se lidar com esse desamparo, com essa falta. Fazer bem o luto dessa fantasia infantil. Deslocar-se, corpo & alma, nesse tempo morto, portanto. Telos, corpus, cronos, psique, eros, arcké, pathos. Trata desse pathos específico, aquele do qual cuida a psicanálise - o da inscrição do amor no corpo -, buscando compreender o amor também como patologia que habilita a psicanálise em seu objeto, de modo que pouco importem as peles, mas importe quem, de fato, habite dentro dela.

Palavras-chave : Psicanálise; Paixão; Corpo; Cinema; Almodóvar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License