SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47The skins of Almodóvar or Is anyone there?It‘s a minefield! Watch your steps, fella author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

LIMA, Julia Coutinho Costa  and  CONTI, Luciane De. Temporalidade e narrativas de si: efeitos da descontinuidade e da continuidade na historia de um adolescente em situação de rua. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 157-164. ISSN 0100-3437.

Partindo do valor temporal da continuidade presente na contribuição de D. Winnicott - tanto no âmbito do processo de desenvolvimento do self quanto no estabelecimento do espaço transicional - chegou-se a uma aproximação com a ideia de narrativas de si como capacidade de dar sentido às próprias experiências de um modo pessoal. O artigo discute a importância dessa capacidade e os efeitos de sua fragilização através da discussão do caso de Leonardo/Bruno, um adolescente em situação de risco nas ruas em seus atendimentos com uma psicóloga numa instituição de acolhida. A relação transferencial surgiu como elemento propiciador para que o tempo passado se tornasse presente, favorecendo a produção de sentidos novos e a aquisição de um lugar na própria história.

Keywords : Temporalidade; Narrativas de si; Adolescentes em situação de rua; Relação transferencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License