SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47As peles de Almodóvar ou Existe alguém aí dentro?É campo minado! Saca onde pisa, meu chapa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

LIMA, Julia Coutinho Costa  e  CONTI, Luciane De. Temporalidade e narrativas de si: efeitos da descontinuidade e da continuidade na historia de um adolescente em situação de rua. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 157-164. ISSN 0100-3437.

Partindo do valor temporal da continuidade presente na contribuição de D. Winnicott - tanto no âmbito do processo de desenvolvimento do self quanto no estabelecimento do espaço transicional - chegou-se a uma aproximação com a ideia de narrativas de si como capacidade de dar sentido às próprias experiências de um modo pessoal. O artigo discute a importância dessa capacidade e os efeitos de sua fragilização através da discussão do caso de Leonardo/Bruno, um adolescente em situação de risco nas ruas em seus atendimentos com uma psicóloga numa instituição de acolhida. A relação transferencial surgiu como elemento propiciador para que o tempo passado se tornasse presente, favorecendo a produção de sentidos novos e a aquisição de um lugar na própria história.

Palavras-chave : Temporalidade; Narrativas de si; Adolescentes em situação de rua; Relação transferencial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License