SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Temporalidade e narrativas de si: efeitos da descontinuidade e da continuidade na historia de um adolescente em situação de ruaO enigma das paixões e suas vicissitudes amorosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

KNIJNI, Luciana. É campo minado! Saca onde pisa, meu chapa. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 165-173. ISSN 0100-3437.

É com a dinâmica pulsional que estamos sempre nos deparando. Fluxos de vida e de morte atravessam a história da sociedade em que vivemos, assim como a trajetória dos sujeitos que recebemos no consultório. A clínica mostra que, em grande parte, as queixas atuais dizem de um mal estar invasor e difícil de definir, um vazio em bloco e sem nome. Algo de um desamparo primordial, uma anestesia, uma incapacidade de sentir. Diante disso, consideramos que a problematização do narcisismo e suas formas mortíferas será útil para a compreensão dos modos de constituição das subjetividades contemporâneas nos desafios e interrogações que ensejam para o processo analítico.

Palavras-chave : Narcisismo de vida; Narcisismo destrutivo; Resistência; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License