SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47It‘s a minefield! Watch your steps, fellaPsychoanalysis and the century: the persistence of the psychoanalytic movement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

MURIBECA, Maria das Mercês Maia. O enigma das paixões e suas vicissitudes amorosas. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 175-180. ISSN 0100-3437.

A moção pulsional desregrada das paixões mais arcaicas pode enfermar o campo das emoções no humano, situando-o numa seara de desrazões que o aprisiona numa relação de dependência patológica com o objeto do desejo e o impulsiona aos atos mais tresloucados e aos crimes mais bizarros. O impulso de efetuar a passagem do silêncio das fantasias ao ato só acontece no lugar da proibição, onde existe o desejo. Nas relações passionais, observamos, como disse Piera Aulagnier, que “[...] o objeto do desejo para o Eu se converte numa fonte exclusiva de todo prazer e se transporta para o registro das necessidades”. Nesses casos, há uma impossibilidade, por parte do sujeito, de se desvencilhar do objeto de sua paixão, ou seja, de redirecionar o foco de seu desejo para outro gozo, de sorte que ele responderá, de alguma maneira, aos vários desfechos dessa embriaguez alucinatória. Assim, nessa eterna dialética do desejo, não há um terreno estável para pisar quando se trata das paixões mais mundanas. Enfim, quando o inconsciente se põe a escrever sobre a subjetividade humana a coisa se desenha por si só. Portanto, nada humano se trata de certezas e verdades absolutas, mas áreas de reflexão. Somos sustentados, provisoriamente, por construções de sentido que, a qualquer momento, se dissipam para dar surgimento a novas configurações.

Keywords : Desejo; Paixão obsessiva; Crimes passionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License