SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47The enigma of passions and the variations of loveTimelessness and life: being a psychoanalyst author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

MEZZA, Martín. A psicanálise e o século: a persistência do movimento psicanalítico. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.47, pp. 181-186. ISSN 0100-3437.

O presente trabalho teve como motivação e desafio introduzir as diversas temáticas e debates que o congresso Assim caminha a psicanálise. Indagações do século XXI, do CBP (nov. 2017, Salvador-BA), pretende contemplar e promover. Apresenta-se um percurso - possível e incompleto - do descobrimento freudiano, que visa salientar a sua immixtion de Otredade com os pensamentos e saberes que marcaram o século XX, assim como levantar a tensão em que se exprime a originalidade de nosso objeto: de prática social ou razão científica? Pensar o século é uma aposta metodológica. Considerar a sua subjetividade - seus pensamentos hegemônicos e seus impensáveis - nos permite refletir sobre a novidade do movimento psicanalítico, sobre a cita que temos com nossa função de analistas e com o sentido e a função da psicanálise no século XXI.

Keywords : Psicanálise; Verdade; Movimento psicanalítico; Século XXI.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License