SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Thus has humanity walked: Image culture and today’s subjectivityViolence and terror in social networks: considerations on culture, helplessness and narcisism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

MENDES, Eliana Rodrigues Pereira. Raízes da violência no Brasil: impasses e possibilidades. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.48, pp. 33-42. ISSN 0100-3437.

Atualmente a violência aparece de várias formas no Brasil. Rapidamente o Brasil passou de um país agrícola para industrializado, o que resultou em amplo êxodo rural e explosão demográfica nas grandes cidades. O Brasil enfrenta hoje uma enorme disparidade social e econômica, acrescida de uma corrupção endêmica do governo, além do nepotismo e falta de planejamento social. As raízes de tal violência podem ser encontradas na herança arcaica, que tem formado a identidade brasileira desde nossos primeiros dias. O interesse dos colonizadores de então era extrair riquezas, sem considerar o estabelecimento da nação. Essa exploração foi sempre feita pela força e pela violência através do trabalho escravo dos índios nativos e dos negros importados da África. Como um estado, o Brasil ficou exposto à lei do pai primevo e à ausência de um pai simbólico, que poderia garantir a seu povo uma identidade mais estável, a qual apenas a lei paterna pode conceder. Será possível reformular a herança arcaica, reconstruindo a imagem do pai que falta, sem recorrer a um falso salvador da pátria? Será possível construir uma sociedade mais igualitária, que possa propiciar condições verdadeiras de cidadania, a fim de tornar cada cidadão, na medida do possível, o protagonista de sua própria história?

Keywords : Violência; Colonização; Herança arcaica; Identidade; Pai primevo; Pai simbólico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License