SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Raízes da violência no Brasil: impasses e possibilidadesJovens em tempos de cólera: descaminhos do afeto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

LEVY, Elizabeth Samuel; CECCARELLI, Paulo Roberto  e  DIAS, Helena Maria Melo. Violência e terror nas redes sociais: considerações sobre cultura, desamparo e narcisismo. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.48, pp. 43-52. ISSN 0100-3437.

Este artigo traz reflexões sobre a violência, o terror e o terrorismo nas redes sociais. Vivemos numa dimensão em que realidade e virtualidade se confundem, dormimos e acordamos plugados numa atmosfera de contato imediato. O fascínio pelo encontro a qualquer minuto nos coloca frente à onipotência de pensamento, como Freud (1905) já anunciava. É certo que a sociedade virtual reflete o que a sociedade real representa. Quando o terror e o terrorismo assolam o mundo, vemos o mesmo acontecer nas redes sociais: o real e o virtual se espelham. A história do Eu repete a história da espécie, e todo organismo vivo traz em seu bojo a sua própria destruição. O terrorismo se caracteriza pelo modo de coagir, ameaçar ou influenciar outras pessoas, mais precisamente pela imposição do uso sistemático do terror. O efeito disso é o surgimento de um estado de medo nas pessoas e na população afetada. Muitas vezes, observa-se uma perda parcial do teste de realidade. O encontro com o outro nos remete à diferença, à castração, logo à agressividade, pois não há satisfação substitutiva que repare nosso narcisismo abandonado. Todo contexto social - independentemente do modo de produção - pode criar situações que levam a uma ruptura do laço social produzindo violência. Seja no mundo real, seja no mundo virtual, não escapamos do sofrimento psíquico, que nos confronta com a castração e com o desamparo.

Palavras-chave : Violência; Terror; Desamparo; Narcisismo; Castração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License