SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48O que a psicanálise tem a dizer sobre política?Transexualidades: desafio à psicanálise do século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

SILVA, José Antonio Pereira da. A psicanálise e o mal-estar na contemporaneidade. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.48, pp. 99-105. ISSN 0100-3437.

O trabalho se propõe a discutir como a psicanálise conceitua desde Freud o mal-estar na civilização, analisar o mal-estar contemporâneo com a ferramenta dos discursos em Lacan e refletir sobre o que esperar da psicanálise diante do mal-estar na contemporaneidade. Considera-se que ao psicanalista cabe acolher o mal-estar, mas ele não pode sonhar em suprimi-lo. A psicanálise vai em busca do resgate do sujeito, do que o causa e o constitui. Conclui-se que, numa cultura capitalista, encontra-se em contrapartida a proposta psicanalítica, que continua apostando na recuperação do laço do ser falante com a palavra em sua dimensão discursiva. Nesse sentido, é preciso que cada um invente a sua arte de viver.

Palavras-chave : Psicanálise; Mal-estar; Contemporaneidade; Discursos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License