SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48A psicanálise e o mal-estar na contemporaneidadeSe fazer homem e se fazer mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

LOPES, Anchyses Jobim. Transexualidades: desafio à psicanálise do século XXI. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.48, pp. 107-126. ISSN 0100-3437.

As transexualidades como desafio à psicanálise do século XXI. Conceituação e diferenças entre: identidade de gênero, expressão de gênero, escolha objetal e investimento genital. A patologização das transexualidades a partir da maioria das explicações que utilizam as noções de estrutura: neurótica, psicótica ou perversa. Uma compreensão não patologizante a partir da denegação. Construção do núcleo de identidade de gênero a partir: da feminilidade primária, da identificação feminina primária, do complexo edípico e do investimento genital. Construção do corpo pela linguagem. A pulsão invocante enquanto libidinizadora do corpo do bebê. Um exemplo através da voz e do olhar da mãe juntos com o brincar com as mãos e os pés do bebê.

Palavras-chave : Transexualidades; Núcleo de identidade de gênero; Feminilidade primária; Pulsão invocante; Lacan; Stoller.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License