SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Se fazer homem e se fazer mulherConsiderações iniciais sobre a melancolia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CECCARELLI, Paulo Roberto. Psicanálise, sexo e gênero. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.48, pp. 135-145. ISSN 0100-3437.

Segundo um autor, para se retomar, na atualidade, a dimensão da ruptura freudiana é necessário fazer um retorno a Freud em Freud. Isto é, uma releitura do texto freudiano para evitar atribuir a Freud coisas que ele não disse. A partir daí, e apoiado sobretudo nas teorias de gênero e a teoria Queer, procurar compreender as novas possibilidades de subjetivação e de construções identitárias, quando as referências do feminino passaram a ser apresentadas a partir de outros parâmetros. Avaliar também as mudanças nas formas discursivas do masculino e do feminino que nos obrigam a reavaliar certos pressupostos psicanalíticos tais como as construções identitárias, o binômio fálico-castrado a chamada “escolha sexual”, abrindo novas possibilidades de diversidades e de singularidades.

Palavras-chave : Psicanálise; Sexo; Gênero; Mudanças simbólicas; Sex; Gender.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License