SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Psychoanalysis, sex and genderPsychopathy, violence and cruelty: sadistic and systematic sexual aggressors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

LAZARINI, Gabriela. Considerações iniciais sobre a melancolia. Estud. psicanal. [online]. 2017, n.48, pp. 147-155. ISSN 0100-3437.

O interesse em estudar a melancolia se justifica pela crença de que ela carrega um enigma, que nos coloca diante de sujeitos que parecem trazer as chaves para os mistérios da existência. Esse enigma se estende, não se restringe aos impasses clínicos, às dúvidas quanto a estrutura psíquica por detrás de um discurso, às perguntas quanto ao que fazer quando as queixas são escassas, e uma história de dor e de perda é contada num tom de indiferença. Enigma compartilhado entre os campos das artes, cultura, filosofia, ciência e psicanálise. Há uma relação entre os modos de saber desenvolvidos pela ciência moderna e o aparecimento de subjetividades marcadas por fortes traços depressivos? O que a psicanálise tem a dizer nesse início de pesquisa a respeito do que hoje nomeamos depressão? Esses são os pontos de partida deste trabalho.

Keywords : Melancolia; Luto; Mania; Narcisismo; Falo; Desejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License