SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Stoller e a psicanálise: da identidade de gênero ao semblante lacaniano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437

Resumen

LIGEIRO, Vivian Martins  y  JORGE, Marco Antonio Coutinho. Psicanálise e arte: o triunfo do real. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.49, pp. 15-29. ISSN 0100-3437.

Despertaram nossa atenção, dentro do campo artístico que se denomina atualmente de arte contemporânea, algumas obras que não parecem fazer apelo à beleza e à boa forma. Ao contrário, utilizam-se muitas vezes de materiais repulsivos e do próprio corpo do artista, e o nosso olhar é atraído pelo horror que elas suscitam. A partir de uma revisão bibliográfica de artigos que tratam da relação entre arte contemporânea e psicanálise, questionamos se aquela estaria mais próxima do real, ou seja, se encontraria no limite da representação. O presente trabalho tem por objetivo problematizar a relação entre o conceito lacaniano de real e a arte ou, mais precisamente, refletir sobre o lugar do real na arte contemporânea, sobretudo na performance. Utilizamos os conceitos de corpo despedaçado e Estranho (Unheimlich), para melhor fundamentar tal reflexão, além de lançar mão da produção artística de ORLAN.

Palabras clave : Psicanálise; Arte contemporânea; Real.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License