SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Stoller e a psicanálise: da identidade de gênero ao semblante lacanianoShakespeare - A tragédia de Coriolano: Uma interpretação psicanalítica a partir Robert Stoller, Judith Butler e do filme de Ralph Fiennes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MOREIRA, Ana Cleide Guedes; VIEIRA, Milla Maria de Carvalho Dias  e  CECCARELLI, Paulo Roberto. Sexualidade e ideal de feminilidade: contribuições para o debate. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.49, pp. 45-53. ISSN 0100-3437.

Neste artigo investigamos a relação entre ideal de feminilidade, sexualidade feminina e a infecção de mulheres por HIV. Os ideais socioculturais são responsáveis por definir o que é ser feminino e masculino em nossa cultura, concebendo padrões de normalidade que constituem a subjetividade. No século XVIII emergiu um novo modelo de feminilidade, ainda vigente, cujo principal autor foi Jean Jacques Rousseau. Nesse ideal, as mulheres deveriam ser passivas aos desejos e às necessidades dos homens, seriam destinadas a um único lugar social - o lar - e à maternidade, não podendo exercer outras funções sociais. Neste trabalho analisamos a problemática da infecção do HIV em mulheres a partir do depoimento de uma das participantes do documentário Positivas. Trata-se de demonstrar a hipótese de que mulheres identificadas ao ideal de feminilidade em questão não conseguem negociar o preservativo na relação sexual com o parceiro, já que, submissas ao desejo do outro, não se posicionam enquanto sujeito do seu desejo.

Palavras-chave : HIV; Psicanálise; Feminilidade; Ideal; Mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License