SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Tornar-se analista: the outcome of an analysis and it’s impassesA construção do sentido de corpo na psicanálise freudiana e possíveis contribuições para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

DUQUE, Francisco de Assis. Empatia psicanalítica: possibilidades e dificuldades. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.49, pp. 97-104. ISSN 0100-3437.

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o conceito de empatia nas obras de Freud e Ferenczi e sua conexão com autores implicados com esse conceito a partir dos anos 50. Salienta-se a origem do termo, a adoção do estado empático pelo analista e os cuidados anunciados por Freud, bem como a forma como esse conceito foi gradativamente introduzido no atendimento clínico. Abordam-se as contribuições de Ferenczi sobre a capacidade do analista para usar a sensibilidade e compreensão diante dos conflitos psíquicos do paciente. O texto destaca a importância da técnica psicanalítica e o uso apropriado da empatia como uma qualidade particular do analista além disso, aponta aspectos que diferenciam empatia, identificação e contratransferência no cotidiano da clínica psicanalítica.

Palavras-chave : Freud; Ferenczi; Empatia psicanalítica; Identificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License