SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49A construção do sentido de corpo na psicanálise freudiana e possíveis contribuições para a educaçãoPsicanálise: uma relação dialética entre o individual e o social? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437

Resumen

SILVA, José Maurício da. A clínica psicanalítica com idosos: uma construçãoPsychoanalytic clinic for seniors: a construction. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.49, pp. 115-123. ISSN 0100-3437.

Este artigo apresenta algumas particularidades da clínica psicanalítica no atendimento a idosos. Instigado pelo aumento da população idosa em decorrência da longevidade, há maior visibilidade e demandas provenientes dessa categoria. Outra razão é a pouca produção psicanalítica abordando a questão do tratamento com idoso. Defendo a sublimação como meio de sustentação do desejo e, acima de tudo, como meio de transformação proveniente dos laços sociais convocando o sujeito idoso a assumir as rédeas da própria história, bem como o investimento que sustenta a existência. Não há idade para desejar. Por meio desse princípio o idoso é convocado a apostar na vida, mesmo que o corpo compareça como palco de enfermidades e sinalize para a finitude. Dessa maneira, a psicanálise convoca o sujeito a se “n’homear”, ressignificando sua história com a legitimidade de seus próprios desejos.

Palabras clave : Idoso; Clínica psicanalítica; Sublimação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License