SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49The theory of madness in Lacan as a criticism to the pathos of mental diseaseThe place of the symptom in psychic suffering: what is hidden and what is revealed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

CHAVES, Messias Eustáquio. Atravessado pelo mal-estar. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.49, pp. 149-155. ISSN 0100-3437.

Este texto apresenta uma leitura de O mal-estar na civilização, contextualizando-o com o período da Primeira Guerra Mundial. Freud acompanhou os movimentos sociais, as crises políticas e econômicas, a derrota da Alemanha, a grande frustração de Adolf Hitler e seus colegas ex-combatentes, a fundação do partido nazista em 1923 e a ascensão do III Reich. Temos uma forte impressão de que Freud estava querendo transmitir algo que ele considerava muito importante para a sociedade da época. Todos os indivíduos necessitavam fazer uma leitura de si mesmos e dos outros não só olhando para fora mas principalmente enxergando-se a si mesmos e aos outros por dentro, tornando consciente o que estava inconsciente. Perceber, sem fugir da verdade do sujeito, o quanto um é semelhante ao outro. Freud parece irritado com os preconceitos, com a ilusão de felicidade absoluta e de completude, transmitindo nas entrelinhas o seu encontro com a falta-a-ser. Chama a atenção para o real da pulsão de morte e da incompletude do sujeito humano em sua estrutura psíquica.

Keywords : Atravessado; Mal-estar; Agressividade; Simbolização; Civilização; Discontent.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License