SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49A teoria da loucura em Lacan como crítica ao patetismo da doença mentalO lugar do sintoma no sofrimento psíquico: o que esconde e o que revela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CHAVES, Messias Eustáquio. Atravessado pelo mal-estar. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.49, pp. 149-155. ISSN 0100-3437.

Este texto apresenta uma leitura de O mal-estar na civilização, contextualizando-o com o período da Primeira Guerra Mundial. Freud acompanhou os movimentos sociais, as crises políticas e econômicas, a derrota da Alemanha, a grande frustração de Adolf Hitler e seus colegas ex-combatentes, a fundação do partido nazista em 1923 e a ascensão do III Reich. Temos uma forte impressão de que Freud estava querendo transmitir algo que ele considerava muito importante para a sociedade da época. Todos os indivíduos necessitavam fazer uma leitura de si mesmos e dos outros não só olhando para fora mas principalmente enxergando-se a si mesmos e aos outros por dentro, tornando consciente o que estava inconsciente. Perceber, sem fugir da verdade do sujeito, o quanto um é semelhante ao outro. Freud parece irritado com os preconceitos, com a ilusão de felicidade absoluta e de completude, transmitindo nas entrelinhas o seu encontro com a falta-a-ser. Chama a atenção para o real da pulsão de morte e da incompletude do sujeito humano em sua estrutura psíquica.

Palavras-chave : Atravessado; Mal-estar; Agressividade; Simbolização; Civilização; Discontent.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License