SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49Femininity and maternity in contemporary discourseChallenges of the adoption clinic: return of children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

MEDEIROS, Rosilda Maria Sá Gonçalves de  and  PASSOS, Maria Consuêlo. O embalo perdido e o ceramicar: a arte modelando o self. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.49, pp. 169-180. ISSN 0100-3437.

Este artigo traz um mergulho poético na experiência dolorosa com a morte da mãe de uma das autoras, sentida como uma cena primitiva de desamparo e simbolizada ao ceramicar artesanalmente uma rede em tamanho padrão. Essa obra de arte, peça central da instalação Repouso, nasceu como amparo para essa perda, de ressonâncias na criação do si mesmo, da ressignificação da vida e da experiência de elaboração da partida. O referencial teórico winnicottiano, sobretudo as noções de “criatividade”, “brincar”, “espaço potencial” e “self”, é utilizado como o foco que ilumina a relação entre a dor da perda e a criação artística. Esse entrelace marca a relevância dessa teoria psicanalítica para o entendimento da produção poética artística. Ao longo do texto, procura-se discutir sobre essa experiência da arte e da dor e revelar como o processo criativo se desdobra, se amplifica e se engendra na produção simultânea de si e de um trabalho artístico.

Keywords : Criação artística; Ceramicar; Winnicott; Espaço potencial; Criação de si.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License