SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50Consumerism, additions and totemism: resonances in the contemporary clinicWelcome to the ideology of fear author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

LOPES, Anchyses Jobim. Sigmund Freud - O manuscrito inédito de 1931: As aventuras e desventuras de um texto e as ideias desconhecidas de Freud sobre o cristianismo e a sublimação. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.50, pp. 39-57. ISSN 0100-3437.

Publicação no Brasil do Manuscrito inédito de 1931. O texto não adulterado de Freud que constitui o primeiro capítulo do livro sobre o presidente americano Woodrow Wilson. Relato e alguns comentários sobre os três textos inéditos de Freud descobertos nos últimos trinta e poucos anos. Histórico da descoberta do texto desconhecido de 1931 por pesquisadores e da problemática parceria entre Freud e Bullitt. Resumo do Manuscrito inédito. Comparação entre o texto do Manuscrito Inédito e o que foi publicado em 1967. Supressões e censuras feitas por Bullitt e algumas de suas possíveis causas. Freud e a descrição da bissexualidade através da psicodinâmica da sequência repressão-identificação-sublimação no percurso edípico infantil. Interpretação inédita de Freud sobre o cristianismo e o papel de Cristo. Descrição do conceito de dupla identificação no texto inédito e ao longo da obra de Freud. A dupla identificação como trajeto à sublimação. Bissexualidade: sublimação e laços sociais.

Keywords : Bissexualidade; Édipo; Dupla Identificação; Cristianismo; Sublimação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License