SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50Sigmund Freud - The Original 1931 Manuscript: The adventures and misadventures of a text and the unknown ideas of Freud about Christianity andHumanities, art and health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

CASTRO, Audrey Gonçalves de. Bem vindo à ideologia do medo. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.50, pp. 59-65. ISSN 0100-3437.

Os sujeitos contemporâneos, passando por numerosas tentativas de obter garantias de felicidade e proteção contra o sofrimento, são submetidos a uma poderosa ideologia ocidental, incorporada na linguagem daqueles que detêm o poder: a ideologia do medo. A criação artificial de uma atmosfera de medo é vivenciada diariamente, e a linguagem do medo tornou-se uma arma de dominação e controle político de nossa sociedade, não apenas como construção social, mas também ideológica. Trata-se de criar e manter raízes sociais de desconfiança e conflito com o Outro, onde esse Outro é culpado pelo que aconteceu ou que pode acontecer. Essa ideologia, inserida na sociedade como proteção contra o sofrimento humano, está intimamente ligada à mídia contemporânea, que mostra uma possibilidade ‘terrível’ de se ter um ‘vizinho’ que pode nos trazer sérios ‘desprazeres’. As estratégias ideológicas de contenção e erradicação de um possível ‘usurpador’ de nossa felicidade incluem a luta constante contra uma ‘sombra virtual’ ameaçadora, através de discursos e iniciativas políticas, que incluem medidas especificamente concebidas para combater essa ‘rede de Outros’. Por fim, percebemos que nossa existência sempre exigiu a sensação de um roubo de nossa sociedade por um Outro histórico. Os eleitos oficialmente pela ideologia do poder fazem crer inatingível o funcionamento real de nossa sociedade diante desse Outro, o que nos faz sentir mais confortáveis, pois assim podemos continuar acreditando que não somos responsáveis por suas impossibilidades.

Keywords : Ideologia; Medo; Felicidade; Terrorismo; Sociedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License