SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Dores crônicas na atualidadeNas dobras do Fort Da: (Dobrar, tornar a dobrar, retornar a dobrar, desdobrar, dobrar... e além...) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

FONSECA, Maria Carolina Bellico. Inconsciente: ontem, hoje e sempre (pelo menos enquanto formos seres falantes). Estud. psicanal. [online]. 2018, n.50, pp. 95-100. ISSN 0100-3437.

O inconsciente é o pilar sobre o qual se funda o edifício teórico da psicanálise. Dedicando sua vida a estudá-lo e desvendá-lo, Freud desempenhou papel crucial nas análises que conduziu, resultando no sucesso de boa parte delas, ao livrar os seus pacientes de dores e afetos incompreensíveis para a consciência. Mas estamos no século XXI. O sujeito reprimido do tempo de Freud ainda existe? Numa época em que a injunção ao gozo se faz presente, em que a imagem se faz mais forte que as palavras, em que o virtual faz parte da realidade, ainda podemos falar de inconsciente? Este trabalho se propõe a analisar tais questões a partir de uma breve teorização sobre o conceito de inconsciente.

Palavras-chave : Inconsciente; Formações do inconsciente; Desejo; Falta; Inconsciente real.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License