SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Nas dobras do Fort Da: (Dobrar, tornar a dobrar, retornar a dobrar, desdobrar, dobrar... e além...)Função social da psicanálise: Os psicanalistas e a política (brasileira) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

POKORSKI, Maria Melania Wagner Franckowiak. Psicanálise: quando o falar é um obstáculo. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.50, pp. 107-113. ISSN 0100-3437.

O artigo aborda a linguagem como constituinte do sujeito nos referenciais de Freud, Winnicott, Dolto e Lebrun. Objetiva examinar na clínica psicanalítica a situação em que a criança se depara com a impossibilidade do uso da linguagem falada quando se encontra em grupo, especialmente, no espaço escolar. A metodologia se caracteriza como estudo de caso de uma menina de 9 anos de idade em tratamento, com a queixa inicial de mutismo seletivo. Ao longo do artigo são mencionadas algumas intervenções e interpretações realizadas com a paciente e sua família. O caso clínico levou-nos a ampliar o estudo, realizando uma pesquisa no doutoramento em psicologia social, em cinco escolas da região metropolitana de Porto Alegre (RS), onde encontramos estudantes do 2º ao 8º ano do ensino fundamental na condição de mutismo seletivo.

Palavras-chave : Estudo de caso; Linguagem; Clínica; Mutismo seletivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License