SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Função social da psicanálise: Os psicanalistas e a política (brasileira)Breves reflexões sobre a inclusão escolar: contribuições psicanalíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CHAVES, Messias Eustáquio. Estruturas clínicas e direção do tratamento. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.50, pp. 123-131. ISSN 0100-3437.

O autor aborda o tema partindo do cenário da prática psicanalítica, circunscrevendo e articulando os principais conceitos para elaborar um saber sobre o percurso da análise pessoal e a direção do tratamento. Trabalha conceitos tais como o inconsciente, a associação livre do analisando, a escuta livre do analista, a transferência de amor e ódio, a pulsão, o recalque, o sintoma, o sujeito do inconsciente, as estruturas psíquicas borromeanamente constituídas, a resistência, o desejo do analista e a ética da psicanálise, a interpretação como ato analítico, a matemática de conjunto e o saber paradoxal como uma contradição lógica, a sobredeterminação simbólica do acaso, o sinthoma, a sublimação, o final de análise num cenário de inconscientes paradoxais.

Palavras-chave : Inconsciente; Associação livre; Escuta do analista; Transferência; Interpretação; Lógica paradoxal; Sobreterminação simbólica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License